Ashoka e C&A Foundation apoiam Inovadores Sociais

Foto: Paulo Leite

Cinco empreendedores sociais foram escolhidos pela Ashoka e C&A Foundation como primeiro grupo da iniciativa Tecendo a Mudança, um projeto que apoia inovadores em diferentes estágios de seu desenvolvimento para fortalecer uma visão compartilhada: transformar a indústria da moda em uma força para o bem.

Os membros, chamados de Empreendedores Sociais Ashoka, contarão com apoio vitalício da rede de pares, agentes de mudança e parceiros da Ashoka e também receberão um apoio financeiro por até três anos para acelerar seu desenvolvimento.

“Esses cinco empreendedores sociais no âmbito da iniciativa Tecendo a Mudança são também empreendedores sociais Ashoka. Eles estão entre os empreendedores sociais mais criativos e íntegros do mundo e têm um enorme potencial para criar impacto", disse Stéphanie Schmidt, diretora global da parceria Tecendo a Mudança. “Estamos entusiasmados por estar construindo um grupo tão forte de Empreendedores Sociais Ashoka através da iniciativa Tecendo a Mudança. A rede global da Ashoka irá ajudá-los a colaborar e dar escala às suas ideias, de forma a criar impacto sustentável positivo na indústria da moda".

“Estamos profundamente inspirados pela criatividade, engenhosidade e dedicação desses cinco Empreendedores Sociais Ashoka. Por meio da parceria Tecendo a Mudança, a C&A Foundation se orgulha de apoiar seu trabalho e propiciar acesso ao conhecimento, às redes e aos recursos que eles necessitam para refinar e dar escala às suas inovações”

Brandee Butler, diretora de Gênero e Direitos Humanos da C&A Foundation

Kohl Gill está enfrentando a falta de transparência em cadeias globais de fornecimento e dando voz aos trabalhadores por meio de relatos em tempo real sobre suas condições de trabalho.
Organização: LaborVoices
Local: USA

Gabriel Rivera Zambrano está criando novas oportunidades para microempreendedores por meio de um modelo alternativo de produção têxtil com melhores condições de trabalho.
Organização: Altitud
Local: México

Ashila Mapalagama criou o movimento trabalhista “Stand-Up" e um sistema alternativo de seguro para os trabalhadores da indústria da moda.
Organização: Stand Up
Local: Sri Lanka

María Almazán está revigorando o setor têxtil europeu ao usar uma abordagem ecossistêmica para levar sustentabilidade a toda a cadeia de valor, além de trabalhar com redes de fabricação em cooperativa, marcas e consumidores na adoção de novos modelos de compras e consumo.
Organização: Latitude
Local: Espanha

Shaikh Saif Rashid lançou a APON – um sistema multi-partite de bem-estar do trabalhador – para garantir o bem-estar dosquatro milhões de operários do setor têxtil de Bangladesh. Suas lojas localizadas dentro das fábricas dão desconto em alimentos, produtos de higiene e outros produtos de consumo embalados. Os trabalhadores que compram esses produtos acumulam pontos em um cartão digital de benefícios que eles podem usar junto ao sistema de saúde custo zero da APON.
Organização: APON - Inclusive Well Being for Makers
Local: Bangladesh

________________________________________________________________________________________________________________________________

ASHOKA é a maior rede de empreendedores sociais líderes do mundo – indivíduos com novas ideias para enfrentar de forma sistêmica os grandes desafios mundiais e com conhecimento empresarial para transformar essas ideias em impacto social nacional, regional e global. Há mais de 35 anos, apoia mais de 3.300 empreendedores sociais em 90 países com soluções que abordam as questões mais prementes da sociedade. A visão da Ashoka é um mundo em que todos podem ser agentes de transformação – uma sociedade que responde com rapidez e eficácia aos desafios e onde cada indivíduo possui a liberdade, a confiança e o apoio da sociedade para enfrentar qualquer problema social.

C&A FOUNDATION está aqui para transformar a indústria da moda. Busca dar aos parceiros apoio financeiro, conhecimento e as redes para que eles possam fazer a indústria da moda funcionar melhor para cada pessoa a quem toca. A C&A Foundation acredita que, apesar dos desafios grandes e complexos, podemos trabalhar juntos para fazer da moda uma força para o bem.

Informações:

Ashoka: Stephanie Ambar - shambar@ashoka.org
Informações para a imprensa – Instituto C&A: RP1 Comunicação: Lidiana Guedes –lidianaguedes@rp1.com.br / William Crispim – williamcrispim@rp1.com.br / Fernanda Amorim – fernandaamorim@rp1.com.br / 11 5501-4655
Website do Programa Changemakers