Dendezeiro e Isaac Silva Brand se conectam a marcas iniciantes por meio do Entrelinhas

Fotografia: Fernando Mendes | Encontro criativo entre Quilombolas de São Lourenço e Isaac Silva em Goiana | 2022

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Do comfy ao street, Kioo Moda e Dendezeiro mostram que o importante mesmo é construir novos imaginários para as crianças pretas

Foi no enxoval do filho Murilo que Izabela Matias e Glauber Marques entenderam a urgência de criar novas perspectivas para a infância de crianças pretas, que careciam e ainda carecem de representatividade na moda: “Procurei um macacãozinho e tinha lá o com a criança branca, amarela, ruiva, mas não tinha uma criancinha preta”, relembra Izabela, uma das mentes criativas por trás da Kioo Moda.

Direto da Zona Leste de São Paulo, na Vila Granada, a Kioo Moda tem o compromisso de levar moda com representatividade para as crianças, ao mesmo tempo que trabalha para construção de imaginários seguros sobre a infância preta: “A gente oferece algo que não existia para nós”, finaliza a cofundadora.

Oriunda do idioma suaíli, Kioo significa ‘espelho’ e está conectada à ideia de que Murilo pudesse olhar as estampas lúdicas e contemporâneas produzidas pela marca e se reconhecer. Com confiança, o garoto de 6 anos, além de colaborar com os pais na criação dos modelos e estampas, diz que vai lembrar da Kioo como uma marca que Izabela e Glauber fizeram para representá-lo, com roupas que têm pessoas parecidas com ele.

Com a representatividade em pauta, para esta conexão, o Instituto C&A olhou para uma marca que tem despontado na moda brasileira e tem ocupado importantes espaços no mercado. Com o conceito de moda agênero, ajustável e atemporal, a Dendezeiro, marca soteropolitana, pousa em São Paulo para celebrar a identidade afro-brasileira.

“Nós criamos a Dendezeiro porque não encontrávamos roupas que expressassem quem somos. Por isso, a parceria com a Kioo faz tanto sentido para nós: queremos que as crianças pretas também possam se identificar com o que vestem. Durante os últimos dois meses, tivemos trocas importantes que resultaram na cocriação de looks infantis que servem a este propósito”, comenta Pedro Batalha, um dos fundadores da marca baiana.

Entrelinhas | Encontro criativo entre Kioo Moda e Dendezeiro.
Hisan Silva e Pedro Batalha encontraram Izabela, Glauber e Murilo na Vila Granada, em São Paulo. Fotografia de Fernando Mendes, 2022.

Em uma conversa que Glauber refere-se como “de muito afeto”, Pedro e Hisan contam como foi a infância dos dois na periferia de Salvador e trocam com os criativos da Kioo as diferenças que permeiam os contextos do nordeste versus sudeste. Nesse papo, são rápidos em identificar o que desejam trabalhar na construção das peças, partindo de um olhar do passado, do presente e projetado para o futuro.

Para a Kioo, era imprescindível que as peças, além de trazerem aspectos culturais e ancestrais, preservassem a alegria e leveza do brincar e da infância. Já para a Dendezeiro, que se aventurou no universo infantil pela primeira vez, manter o conceito de peças que são agêneras, ajustáveis e atemporais era uma das premissas durante o processo criativo. Juntas, as marcas esboçaram o perfil de 3 crianças, cada uma com suas particularidades e desejos: da criança que prefere roupas leves para bater bola até a que escolhe suas próprias vestimentas. 

Os estilistas basearam-se em suas experiências pessoais e se emocionaram ao contar que estão tendo a oportunidade de criar um espaço e uma realidade que para eles não existiam. Hisan, hoje com 23 anos, compartilha que, para sua criança de 13 anos atrás, falaria que ela conseguiu tudo aquilo que ela gostaria de ter tido e não pôde por muito tempo.

Entrelinhas | Encontro criativo entre Kioo Moda e Dendezeiro.Entrelinhas | Encontro criativo entre Kioo Moda e Dendezeiro.Entrelinhas | Encontro criativo entre Kioo Moda e Dendezeiro.

Glauber, Izabela, Pedro e Hisan fazem estudo de cores para os looks. Fotografia de Fernando Mendes, 2022.

Com peças que vão do comfy ao street, Kioo e Dendezeiro trazem como resultado uma composição inteligente, moderna e urbana para o universo infantil, preservando a identidade de ambas as marcas e oferecendo autonomia às crianças para que decidam como preferem se expressar por meio das peças: “Quando a gente trabalha com moda infantil, a gente permite que as crianças, desde cedo, entendam qual identidade elas têm”, afirma Batalha.

Como uma marca que tem ganhado relevância nacional e ocupado diversos espaços, pela 1ª vez a Dendezeiro esteve na SPFW com desfile presencial e levou uma das produções do Entrelinhas às passarelas. Vestida por Bless Ewbank, a jaqueta confeccionada em sarja esbanja estilo e pode ser adquirida na pré-venda no site da Kioo Moda, junto com outras peças da coleção.

O encontro de muito Axé entre as Quilombolas de São Lourenço e Isaac Silva

No meio do mapa, talvez Goiana, no sertão pernambucano, possa ser miúda, mas, sem dúvidas, é gigantesca em sua construção, histórias e pessoas. Reconhecida como localização remanescente de quilombo no início dos anos 2000 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a população do povoado de São Lourenço está se apropriando da identidade agora e conta com a liderança das Quilombolas de São Lourenço para fortalecer suas raízes. 

Filhas de pescadores e marisqueiras, Ana, Cecília, Conceição, Iara e Lenita viram na catação de mariscos a oportunidade de criar moda sustentável e, de quebra, ganhar uma renda extra ao ofício comum à maioria das mulheres da comunidade do Quilombo de Catucá.

Entrelinhas | Encontro criativo entre Quilombolas de São Lourenço e Isaac Silva Brand
Iara Cardoso esboça um colar em encontro com Isaac Silva. Fotografia por Fernando Mendes, 2022.

Como premissa, o grupo busca traduzir sua cultura nos artesanatos feitos um a um, ao considerar a escolha das conchas, os formatos e até os pontos das linhas que utilizam em algumas peças. No processo de criação, existe um profundo respeito à natureza e ao tempo em que ela oferece os materiais utilizados na produção, como comenta Cecília Gouveia, uma das integrantes e também a representante da marca desde 2014.

Entrelinhas | Encontro criativo entre Quilombolas de São Lourneço e Isaac Silva Brand
Cecília Gouveia posa para Fernando Mendes, em Goiana, Pernambuco, 2022.

Sendo uma região cercada de história, as mulheres reconhecem a importância de preservar o lugar e as memórias, de respeitar os que vieram para ensinar os que ainda virão. Isso fala muito sobre fé, não somente à religiosa, mas também àquela nas pessoas e na construção de um novo futuro para o quilombo que resiste ali.

O Instituto C&A, neste sentido, não poderia ter escolhido outra pessoa para ser conectada às Quilombolas de São Lourenço senão Isaac Silva, estilista da marca homônima que tem como lema a frase ‘Acredite no seu Axé’. A baiana, natural de Barreiras, diz que suas principais inspirações são as mulheres e são elas que a fazem acreditar na potência da moda brasileira: imagine o que rendeu ao encontrar 5 mulheres pernambucanas que acompanham admiram seu trabalho.

Sentadas ao redor de uma mesa servida com frutos do mar, as Quilombolas de São Lourenço e a Isaac Silva conversam sobre história do Brasil, ancestralidade e moda. Em um papo animado e recheado de risadas, parecem se reconhecer, intimamente, em muitos aspectos que cercam a existência de uma mulher negra, sobretudo àquela que quer traçar um novo caminho para a própria história.

Elas falam sobre as barreiras impostas pelo racismo e a dificuldade em fazer moda no Brasil, mas também celebram a persistente resistência que move as mulheres a continuarem fazendo o que fazem de melhor, que é moda com propósito. Nesse embalo, decidem que querem demonstrar na coleção a resiliência das mulheres negras e quilombolas, exprimindo toda a potência que permeia o existir desses corpos.

“Acredito muito na força da ancestralidade, algo que tento trazer em todas as minhas criações, e essa parceria ocorre de forma muito alinhada com meus ideais, com o que eu almejo para o mundo da moda: diversidade e autenticidade. Tivemos muitas trocas importantes nos últimos meses e acredito no potencial de nossa força juntas”, comenta Isaac Silva.

Em conjunto, optaram por levar aos looks algo que remetesse à rede de pesca, ferramenta comum ao ofício da pesca e catação de marisco na região, além de escolherem dedo a dedo os formatos dos acessórios que viriam a compor as peças. Ana, Cecília, Iara e Lenita costumam ficar na produção dos brincos, colares e bolsas, enquanto Conceição é quem tem o dom de dar o ponto da rede que pode levar até 4 horas para ter meio metro traçado.

Entrelinhas | Encontro criativo entre Quilombolas de São Lourenço e Isaac Silva Brand
Em cima de mariscos descartados, Conceição é fotografada por Fernando Mendes, em Goiana, Pernambuco, 2022.

O encontro criativo entre as Quilombolas de São Lourenço e a Isaac Silva resultou em produtos leves, fluídos, versáteis e com a cara do verão brasileiro. O resultado desse match foi vestido por Neyzona, grande amiga de Isaac Silva. 

O Entrelinhas é um projeto que busca promover conexão entre marcas de moda e o intercâmbio de conhecimento, a fim de construir mais processos colaborativos dentro do setor. Além do match entre Kioo Moda e Dendezeiro, e Quilombolas de São Lourenço e Isaac Silva Brand, o Instituto C&A reuniu Rendeiras da Aldeia e Apartamento 03 para uma colaboração inédita. Confira aqui.

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