Seminário discute avaliação de projetos sociais no próximo dia 15, em São Paulo

Diante da necessidade que as organizações sociais têm de serem cada vez mais efetivas na promoção de transformações sociais, o Itaú Social, a Fundação Roberto Marinho, o GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e o Instituto C&A realizarão no dia 15 de agosto o Seminário Internacional de Avaliação: Pensamento Avaliativo e Transformação Social.

O evento, que acontece no Centro Cultural São Paulo, terá a presença de Michael Patton, fundador e presidente da Utilization-Focused Evaluation, nos Estados Unidos. Considerado um dos pais da avaliação como disciplina e campo profissional, Patton defende a “avaliação focada no uso”. Patton destaca a importância de valorizar, na avaliação educacional, igualmente  aspectos objetivos e subjetivos, considerando não apenas o que é quantificável, mas também a dimensão qualitativa da experiência. Na visão do especialista, a prática da avaliação começa no desenho do projeto e passa pelo seu monitoramento, pela análise da implementação.

Ex-presidente da Associação Americana de Avaliação, Patton é autor de vários livros que são referência para avaliadores e pesquisadores como Utilization-Focused Evaluation, Developmental Evaluation, Principles-Focused Evaluation e Qualitative Research and Evaluation Methods.

Na palestra magna Pensamento Avaliativo e Transformação Social, Patton detalhará como o pensamento avaliativo pode ser praticado de maneira constante, transparente e participativa, para que as organizações possam promover mudanças sociais relevantes. Patton destacará a avaliação de projetos educacionais.

A mesa Diálogo sobre Avaliação e Transformações Sociais trará reflexões de gestores e especialistas sobre suas experiências com a avaliação na área social. Participam dessa sessão Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; Neca Setubal, presidente do conselho do GIFE; Naércio Menezes, do Centro de Políticas Públicas do Insper; João Franca, diretor técnico do Instituto Camará Calunga; Paulo Jannuzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) e Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho.

Desenvolver consciência crítica, entender que todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo, unir reflexão e ação, valorizar o subjetivo, integrar emoção e razão, e compreender que toda pedagogia é política. Estas são algumas das ideias e práticas de Paulo Freire que influenciaram e seguem influenciando a maneira como a avaliação é feita e teorizada. Sob a temática O Pensamento de Paulo Freire e sua Influência na Prática e Teoria da Avaliação, os convidados Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Vilma Guimarães, gerente geral da área de educação e implementação da Fundação Roberto Marinho e Thomaz Chianca, da COMEA Avaliações Relevantes irão discutir como o trabalho e o pensamento de Freire têm contribuído para tornar as avaliações mais relevantes, válidas, úteis e justas.

 

Lançamento de livro

No ano em que se comemora o cinquentenário do livro “Pedagogia do Oprimido” (1968), uma das primeiras obras de Paulo Freire, a Fundação Roberto Marinho lança o livro “Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para Transformar”, reedição, traduzida e ampliada, da revista New Directions for Evaluation - “Novos Rumos para a Avaliação”, publicação oficial da Associação Americana de Avaliação (AEA). A obra foi organizada por Michael Patton e Vilma Guimarães.

O lançamento acontece durante a mesa O Pensamento de Paulo Freire e sua Influência na Prática e Teoria da Avaliação, que será realizada às 16h15.

 

A programação completa do Seminário pode ser consultada no site: http://www.seminariodeavaliacao2018.com.br

 

14º Seminário Internacional de Avaliação  

Data: 15 de agosto

Horário: 9h30 às 17h30

Local: Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo

 

Mais informações para a imprensa: Tamer Comunicação

Elaine Alves – 11 3031-2388 – ramal 237 – 11 97514-0799 (elaine@tamer.com.br)

Paula Ferraz – 11 303-2388 – ramal – 239 (paula@tamer.com.br)

Coordenação:

Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 – ramal 238 – 11 96909-4407

(anaclaudia@tamer.com.br)