ONU Mulheres, Womanity Foundation e Instituto C&A apresentam Plataforma UNA

Objetivo do programa é mapear organizações com iniciativas em prol do empoderamento de mulheres e da justiça de gênero

A ONU Mulheres e a Womanity Foundation apresentarão, neste sábado, 15/9, a Plataforma UNA, mapa on-line estratégico, interativo e vivo lançado em parceria com o Instituto C&A. O evento - organizado por WomenWhoCode, organização internacional sem fins lucrativos que fornece serviços para mulheres que buscam carreiras de tecnologia e um quadro de empregos para empresas que buscam profissionais de codificação, e RedHat, empresa que disponibiliza soluções baseadas no sistema operativo ou sistema operacional GNU/Linux, além de soluções de software - contará com a presença de empresas e organizações apoiadoras, que debaterão sobre a importância de incentivar a promoção da equidade de gênero na tecnologia.

A Plataforma UNA mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas e organizações que atuam em contribuição da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 417 iniciativas cadastradas e está disponível para receber novas inscrições no site (http://www.u1na.org). Lá, é possível identificar as interconexões e os tipos de relações estabelecidas de acordo com as informações declaradas pelas próprias organizações, permitindo a construção de análises e a potencialização de ações temáticas direcionadas.

O ecossistema contempla uma diversidade de áreas de atuação, que foram agrupadas em 17 grandes temas na plataforma. São eles: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racial, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.

“O projeto conversa diretamente com o trabalho em que acreditamos e desenvolvemos no Instituto C&A. Além disso, estamos pensando especialmente nas mulheres que trabalham na indústria da moda, já que, de acordo com a Abit, elas representam 75% do setor no país, focando sempre nas áreas que acreditamos ter o maior impacto positivo para as pessoas: incentivo ao algodão sustentável, melhores condições de trabalho, combate ao trabalho forçado e ao trabalho infantil, moda circular e fortalecimento de Comunidades”, contextualiza Giuliana Ortega, Diretora Executiva do Instituto C&A.

A Plataforma UNA foi tecnologicamente desenvolvida pelo Coletivo WomenWho Code e UFRPE; com implementação do levantamento por IBEAC e ponteAponte; apoio probono do Demarest Advogados e J. Walter Thompson Brasil. O projeto tem parceria de disseminação com Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.

Serviços:

Quando: 15 de setembro de 2018

Onde: Rua do Apolo, 235, Barirro do Recife – Recife / PE

Horário: 15h30 às 18h

Sobre o Instituto C&A (http://www.institutocea.org.br/)

O Instituto C&A atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável no Brasil. A organização, que se integrou à C&A Foundation em 2015, foca suas ações em cinco áreas: Incentivo ao Algodão Sustentável, Melhores Condições de Trabalho, Combate ao Trabalho Forçado e ao Trabalho Infantil, Moda Circular e Fortalecimento de Comunidades. Nos seus 26 anos de história, apoiou projetos na área de educação, temática que seguirá apoiando até 2018. A instituição oferece apoio técnico e financeiro e atua em rede para permitir que organizações sociais, marcas e outros agentes de transformação construam uma indústria da moda melhor. Saiba mais em: www.institutocea.org.br.

Sobre a ONU Mulheres (http://www.onumulheres.org.br/)

A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030 , a ONU Mulheres está promovendo a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, a fim de acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores, para a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br

Sobre a The Womanity Foundation (https://womanity.org/)

Fundação privada e independente, criada em 2005 na Suíça. Guiada pela visão de um mundo onde homens e mulheres possam ter as mesmas condições de participação econômica, política e civil, a Womanity trabalha para empoderar Mulheres ajudando-as a moldar melhores futuros e a atuarem em suas comunidades. Atualmente a Fundação atua no Afeganistão, Brasil, Índia, Israel, Marrocos e Territórios Palestinos. A Fundação Womanity participa da iniciativa desde a concepção e validação da ideia com diversos atores como Proponente, além de aportar recursos financeiros e técnicos. A partir do lançamento de UNA, a Womanity assume um papel de parceira da Plataforma.

Informações para a imprensa:

Imprensa Instituto C&A: institutocea@maquinacohnwolfe.com

Lucimara Nunes | Director | lucimara.nunes@maquinacohnwolfe.com | +55 11 3514 0716 | +55 11 98419 4555

Cintia Taketomi | Account Manager | cintia.taketomi@maquinacohnwolfe.com | +55 11 3147 7386 | +55 11 99474 6674

Luciana Vasconcelos | Public Relations | luciana.vasconcelos@maquinacohnwolfe.com | +55 11 3147 7472