Instituto C&A apoia festival de culturas colaborativas

ColaborAmerica se estrutura em cinco eixos: Economia Colaborativa, Economia Circular, Arte & Cultura, Inovação & Tecnologia e Empreendedorismo Social

O ColaborAmerica se propõe a ser um evento para a apresentação de novas economias da América Latina, com a missão de conectar pessoas e criar modelos alternativos com impacto positivo de acordo com as características de cada região. Com o apoio do Instituto C&A, nos dias 9 e 10 de novembro, a Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, se transformará em um espaço dedicado a construir em conjunto, inovar formatos e renovar os olhares do público.

Neste mesmo contexto, a MateriaBrasil apresentará, também com apoio do Instituto C&A, o aprimoramento da ferramenta Materioteca, que a partir de agora será conhecida como MateriaMundi, já pensando na internacionalização do projeto. O lançamento oficial acontecerá dentro do ColaborAmerica, no sábado (10/11), em uma palestra da Manuela Yamanda, diretora do projeto.

No ar desde 2014, o MateriaMundi é uma plataforma gratuita que cadastra e analisa produtos, materiais e serviços socioambientalmente responsáveis disponíveis no Brasil. Além de ser uma biblioteca de materiais, o portal também adapta o conteúdo, de uma linguagem técnica e especializada em sustentabilidade para um vocabulário de fácil entendimento de qualquer público.

A partir de agora, o projeto passa por duas modificações significativas: a primeira diz respeito à estrutura digital, permitindo a interação entre os usuários. Enquanto a outra está relacionada aos direcionadores de avaliação de impacto socioambiental, onde cada indicador - Materialidade, Manufatura, Gestão e Governança e Humano Social - receberá uma nota, que varia de 0-4 - permitindo que a tomada de decisão do usuário seja mais fácil. A MateriaBrasil acredita que ser sustentável ou não depende do contexto no qual o projeto está inserido, por isso as pontuações são feitas por um direcionador.

“Sempre houve o desejo de evoluir de uma biblioteca de materiais para uma verdadeira plataforma, e a parceria com o Instituto C&A possibilitou isso. Entendemos que é hora de criarmos um selo livre e auto declarável, que seja fácil de compreender – ficando viável que as pequenas iniciativas as conquistem, por exemplo. Também acreditamos que a única forma de o mundo alcançar um nível verdadeiro de consumo sustentável é através da informação objetiva, acessível e transparente”, afirma Manuela Yamanda, diretora do MateriaMundi.

Durante as últimas décadas, o mundo tem passado por um processo de consumismo exagerado, excesso de informação, pobreza, desmatamento e alterações climáticas. Dessa forma, as atenções voltaram-se para a sustentabilidade e a cobrança pela responsabilidade social é uma prática cada vez mais comum.

“Precisamos de uma visão comum, de incentivos e de soluções inovadoras para avançarmos no caminho de uma nova forma de produzir e consumir a moda. Acreditamos na economia circular, no trabalho em conjunto e no desenvolvimento sustentável.  Por isso, nosso trabalho está concentrado em gerar conhecimento sobre a transição para uma moda circular, impulsionando a escala de inovações técnicas, facilitar a implementação de novos modelos de negócios e criar condições para a mudança, completa Giuliana Ortega, diretora executiva do Instituto C&A.

Sobre o evento:

Quando: 9 e 10 de novembro

Horário: Sexta – 10h às 20h/ Sábado – 10h às 19h

Apresentação da MateriaMundi: 10/11 – das 14h30 às 15h30

Onde: Fundição Progresso - R. dos Arcos, 24 - Centro, Rio de Janeiro

SOBRE O INSTITUTO C&A

O Instituto C&A atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável no Brasil. A organização, que se integrou à C&A Foundation em 2015, foca suas ações em cinco áreas: Incentivo ao Algodão Sustentável, Melhores Condições de Trabalho, Combate ao Trabalho Forçado e ao Trabalho Infantil, Moda Circular e Fortalecimento de Comunidades. Nos seus 26 anos de história, apoiou projetos na área de educação, temática que seguirá apoiando até 2018. A instituição oferece apoio técnico e financeiro e atua em rede para permitir que organizações sociais, marcas e outros agentes de transformação construam uma indústria da moda melhor.

Saiba mais em: www.institutocea.org.br

Informações para a imprensa:

Imprensa Instituto C&A: institutocea@maquinacohnwolfe.com

Cintia Taketomi: cintia.taketomi@maquinacohnwolfe.com | +55 11 3147 7386 | +55 11 99474 6674

Luciana Vasconcelos: luciana.vasconcelos@maquinacohnwolfe.com | +55 11 3147 7472

Lucimara Nunes: lucimara.nunes@maquinacohnwolfe.com | +55 11 3514 0716 | +55 11 98419 4555