Parceria com o Instituto Akatu promove ações de formação de voluntários

Partilhar



O Instituto C&A acaba de firmar uma parceria com o Instituto Akatu. O intuito é aprimorar a formação dos voluntários do Instituto C&A no tema da sustentabilidade e qualificar suas ações nas instituições de educação infantil parceiras.


Criado em 2001, o Instituto Akatu é uma organização social que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Desta forma, a instituição se propõe a contribuir para a transição acelerada na direção de estilos sustentáveis de vida, inspirados em uma sociedade do bem-estar e viabilizados por modelos sustentáveis de produção e consumo.

O principal espaço de atuação dos voluntários do Instituto C&A são creches e pré-escolas públicas e comunitárias. Nessas instituições, eles desenvolvem atividades de suporte aos professores e educadores, com foco na educação para a sustentabilidade. A difusão do assunto junto às novas gerações de crianças visa levar conceitos de conservação ambiental, como o uso consciente de recursos naturais e energia e o reaproveitamento de resíduos.


O Instituto Akatu já havia apoiado o Instituto C&A na preparação das atividades formativas do Encontro Nacional de Voluntários, realizado em março deste ano, conta Daniela. Naquela ocasião, o tema explorado foi o uso consciente de recursos naturais. “Depois dessa experiência, sentimos que seria interessante ampliar esta parceria para aprofundar a qualificação dos voluntários, fornecendo-lhes atividades práticas que possam ser replicadas nas instituições", diz a coordenadora.

A nova etapa da formação começou em abril e consiste na disponibilização, no Portal dos Voluntários, de propostas de oficinas sobre sustentabilidade a serem aplicadas durante o encontro Café com Letras.


De caráter interno, o Café com Letras é uma oportunidade mensal de integração dos funcionários da C&A de uma ou de várias lojas. O evento é um espaço garantido aos voluntários para promover a troca de informações sobre leitura, infância, participação social, meio ambiente, ações do voluntariado e sobre o trabalho dos voluntários na instituição parceira.


De forma geral, cada módulo de oficina assinado pelo Instituto Akatu contempla quatro etapas: Aquecendo a Turma (atividades de sensibilização ou introdução ao tema); Mãos na Massa (descrição de como desenvolver a atividade proposta); Compartilhando o que Aprendemos (atividade em grupo para facilitar a socialização de aprendizagens após a brincadeira); e Nossa Criação (desenvolvimento de um produto final da atividade).


Entre os temas que estão sendo trabalhados figuram água, consumo de alimentos, mobilidade urbana, reciclagem e consumo de energia. Acesse os materiais disponíveis no link

Partilhar