Repórter Eco destaca projeto premiado em desafio Tecendo a Mudança

Partilhar


São Paulo (SP) – A Retalhar, uma das iniciativas vencedoras do desafio mundial Tecendo a Mudança: Inovações para uma Indústria Têxtil Sustentável, está chamando a atenção da imprensa. No último dia 14 de agosto, o trabalho realizado pela empresa foi pauta de uma reportagem do programa Repórter Eco, da TV Cultura.

Com cerca de cinco minutos de duração, a matéria conta a história da Retalhar, que foi fundada em São Paulo em 2014 para criar alternativas ecológicas de descarte de uniformes. Em vez de serem incinerados, os uniformes são desmanchados e os tecidos são reaproveitados, gerando novas peças. A Retalhar já recuperou 12 toneladas de tecidos.

um dos fundadores da Retalhar, durante a reportagem. A matéria foi feita pela jornalista Márcia Bongiovanni e incluiu entrevistas com costureiras da cooperativa Cardume de Mães, de Taboão da Serra (SP), que é parceira da empresa na atividade de reaproveitamento.

O desafio Tecendo a Mudança foi promovido entre 2015 e 2016 pelo Instituto C&A e pela rede de empreendedores sociais Ashoka. A premiação buscou envolver indivíduos e organizações, com e sem fins lucrativos, na busca de soluções inovadoras para uma indústria da moda mais justa e sustentável.

O reconhecimento à Retalhar veio em nome de Lessa, premiado na categoria Jovem Changemakers. A categoria destacou pessoas com idade entre 18 e 24 anos que apresentavam ideias inovadoras para a promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável.

Acesse a matéria do Repórter Eco aqui.

Partilhar