Dando voz aos refugiados

Melhores Condições de Trabalho

O objetivo  da iniciativa é melhorar as condições de trabalho para refugiados no setor de vestuário turco, usando a tecnologia de monitoramento de mídias sociais.

Principais informações 

Parceiro: Equiception
Investimento: 450.123 de euros (Instituto C&A)
Duração: 1 ano (2017-18) 
Alcance geográfico: Turquia
 

A iniciativa buscou melhorar as condições de trabalho para os refugiados sírios que trabalham na indústria turca de vestuário ao:

01

abordar a falta de evidências sobre os refugiados sírios no setor de vestuário turco através de análise de mídias sociais

02

divulgar publicamente informações para pressionar as partes interessadas (marcas, funcionários etc.) a remediar possíveis problemas no ambiente de trabalho

Resultados:

Apesar da análise de mídias sociais ser uma abordagem inovadora, ela não alcançou resultados suficientes para prova de conceito

  • A análise de mídias sociais trouxe informações novas e úteis sobre a quantidade de sírios que estão trabalhando informalmente no setor turco de vestuário
  • Marcas, empregadores e iniciativas de múltiplas partes interessadas não foram suficientemente influenciados pelas novas informações a ponto de gerar mudanças em suas cadeias de suprimento
  • Não houve comprovação de melhoria nas condições de trabalho por meio das informações geradas por mídias sociais

Barreiras contextuais, políticas e econômicas impediram os atores de abordarem mudanças práticas no ambiente de trabalho

  • Os atores não puderam endossar publicamente as ações para consolidar as mudanças ao longo da cadeia de suprimentos devido a motivos políticos e regulatórios na Turquia
  • A análise de mídias sociais abriu as portas para uma ação coletiva para influenciar o governo
  • Os atores reportaram que apenas o governo pode proativamente abordar a situação destacada pela análise de mídias sociais. Ou seja, o registro formal de refugiados sírios em seu lugar de trabalho
  • As partes interessadas declararam sua intenção de continuar a colaboração para melhorar as condições de trabalho no setor turco de vestuário

Os objetivos das iniciativas foram relevantes às necessidades dos trabalhadores sírios, mas o formato do projeto não foi apropriado

  • A iniciativa não gerou ferramentas apropriadas para influenciar os empregadores/atores a dar início às mudanças por meio do uso da metodologia das mídias sociais
  • As partes interessadas reportaram falta de confiança nos dados das mídias sociais
  • Foi reportada a falta de colaboração entre as partes interessadas durante a iniciativa
  • A iniciativa precisava de mais tempo para alcançar os objetivos pretendidos

Lições aprendidas

Instituto C&A

  • É necessária uma análise contextual mais profunda na fase inicial do projeto para que se chegue a uma avaliação precisa de uma escala de resultados que possa ser alcançada de forma razoável
  • A familiaridade de doadores e parceiros com o monitoramento de mídias sociais e outras tecnologias usadas para melhorar a transparência nas cadeias de fornecimento é vital para o sucesso da iniciativa

Para os parceiros e outros

  • O desenho da iniciativa e a análise contextual devem incluir as perspectivas das várias partes interessadas e a implementação deve ser inclusiva para os grupos beneficiários
  • Deve-se integrar uma lente de gênero no desenho de metodologias de pesquisa em mídias sociais
  • A análise de mídias sociais deve ser utilizada em contexto apropriado, onde a ação para remediar os problemas descobertos seja possível devido a razões políticas e regulamentares
  • A análise de mídias sociais não é uma ferramenta completa o suficiente por si só para catalisar a mudança nas cadeias de suprimento de vestuário