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prêmio para reconhecer projetos, marcas e pessoas que atuam para um futuro da moda mais diverso e sustentável

inscrições encerradas

O prêmio Fashion Futures é uma iniciativa do Instituto C&A, pilar social da C&A Brasil, com o objetivo de reconhecer, fortalecer e dar visibilidade para personalidades, projetos e organizações que estão trabalhando por um futuro da moda mais justo, diverso, sustentável e regenerativo.

Para participar, o público pode se inscrever nas categorias de premiação ou indicar as personalidades que estão construindo uma moda que queremos vestir no futuro.

As inscrições e indicações acontecem entre os dias 7 e 19 de novembro e os vencedores poderão receber incentivo financeiro e apoio para o desenvolvimento de sua atuação.

Aproveite

reconhecimento
Fashion Futures

possibilidade de investimento

possibilidade de inclusão em shooting editorial

convite para as marcas para comunidade IC&A&VC

possibilidade de conexão na cadeia de valor da C&A

visibilidade nas plataformas do Instituto C&A e parceiros

categorias

PROJETOS SOCIAIS, ADVOCACY E POLÍTICAS PÚBLICAS

Iniciativas sem fins lucrativos que proponham, influenciem ou formulem ações, normas ou regulamentações em prol do impacto positivo na moda a partir do ambiente político, econômico e social, em âmbitos diversos, tais como: 

  • desenvolvimento socioambiental; 
  • direitos humanos; 
  • reputação, 
  • transparência e integridade; 
  • legislações e controles; 
  • condições dignas de trabalho; 
  • fomento ao empreendedorismo; 
  • entre outros.
Projetos Sociais
Fashion Film ou Desfile

DESFILE OU FASHION FILME

Reconhecimento de designers e/ou marcas de moda emergentes e/ou produtores de audiovisual que criam para criar impacto significativo no âmbito da moda, construindo, apesar da menor escala, mensagens que mesclam design, inovação e responsabilidade. 

São considerados Fashion Filmes (filmes de moda) vídeos uma proposta audiovisual criativa, em uma proposta de comunicação de marca ou expressão artística que destaquem: 

  • um ou vários produtos de moda; 
  • uma coleção; 
  • uma identidade visual; 
  • uma ideia experimental de moda.

MARCAS PARA INCLUSÃO E REDUÇÃO DE DESIGUALDADES

Negócios de moda que fomentam a transformação social a partir de ações de inclusão de grupos sub-representados, que historicamente tiveram que lutar por seus direitos, em qualquer âmbito das suas atividades, desde a criação até comunicação do produto final, valorizando e dando espaço digno de trabalho às pessoas. São considerados integrantes desses grupos:

  • mulheres;
  • pessoas negras;
  • indígenas;
  • quilombolas;
  • migrantes e refugiados;
  • LGBTQIAPN+;
  • periféricas;
  • baixa-renda.
Design Sustentável
Marcas com Impacto Ambiental Positivo

MARCAS COM IMPACTO AMBIENTAL POSITIVO

Designers e/ou marcas de moda que criam a partir de soluções, matérias-primas ou processos sustentáveis com foco em impacto ambiental, tais como:

  • efetua gestão eficiente de resíduos;
  • produz a partir de técnicas de upcycling
  • parte de uma produção digital
  • utiliza materiais sustentáveis e naturais;
  • entre outros.

NOVOS MATERIAIS, INOVAÇÃO E COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Negócios de moda, pesquisadores, instituições de ensino, atores da indústria e organizações de moda que desenvolveram ou estão desenvolvendo soluções inovadoras e/ou que buscam reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa do setor, de maneira a combater as mudanças e emergências climáticas.

  • soluções de processos;
  • novas tecnologias;
  • desenvolvimento de materiais;
  • otimização de recursos;
Inovação
EconomiaCircular

ECONOMIA CIRCULAR

Negócios de moda,  projetos ou negócios sociais que promovam a circularidade em hábitos de consumo, tornando a economia circular uma realidade a partir de ações diversas, tais como: 

  • eliminação de resíduos e diminuição de poluição; 
  • circulação de produtos e materiais; 
  • regeneração da natureza, entre outras. 
 

Além disso, é desejável que as ações voltadas à circularidade da economia estejam ligadas de alguma maneira ao design dos produtos e à proposta de valor do negócio.

PERSONALIDADE FASHION FUTURES 2023

Indicação popular de influenciadores, modelos, jornalistas, pesquisadores, ativistas, dentre outros, que, por  meio da moda sustentável (tripé: social, econômico e ambiental), criam formas de transformar ou sensibilizar o contexto sociocultural em que vivemos. A seleção da pessoa ganhadora, dentre as mais indicadas, partirá dos seguintes critérios:

  • Amplitude das ações (dentro do tripé da sustentabilidade);
  • Impacto positivo de suas ações e presenças;
  • Histórico com as causas e ações;
  • Projetos futuros
Personalidade

inscrição

Podem se inscrever pessoas, coletivos, Organizações Sociais, marcas, negócios de moda, com ou sem CNPJ  que atuem em território nacional, conforme aspectos de atuação.

A seleção dos finalistas e premiação será realizada, conforme informações indicadas e apuradas pela banca avaliadora.

Cronograma

  • Inscrição
  • Resultado Finalistas
  • Evento Fashion Futures
  • Regulamento

07 a 11

de novembro

 

24 de novembro

 

Divulgação dos 3 finalistas de cada categoria e convite para evento presencial no dia 27 de novembro no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

27 de novembro

 

Evento de premiação no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

acesse o regulamento

saiba mais

Prêmio

Fashion Futures 2021

Com o Fashion Futures, o Instituto C&A convida a sociedade civil a se mobilizar para repensar o futuro da moda no Brasil e assumir ações efetivas para transformar o setor, apostando em iniciativas inovadoras e sustentáveis.

O prêmio Fashion Futures

O Fashion Futures é uma premiação bianual criada pelo Instituto C&A em 2021 que tem os objetivos de reconhecer, investir e divulgar personalidades, iniciativas, projetos e negócios sociais que seguem uma linha de moda sustentável, justa e regenerativa. 

A fim de reforçar o papel como um investidor privado social nesses 31 anos, o prêmio expande a atuação do Instituto C&A dentro do ecossistema onde está inserido. Cinco categorias foram criadas: Design Sustentável, Negócios de Impacto Social, Inovação e Tecnologia, Projetos Sociais e Personalidade Brasileira de Moda Sustentável. Um painel de avaliação com 10 nomes relevantes na moda do Brasil foi formado para avaliar os projetos apresentados.

Resultados

Em 2021…

4 categorias de seleção

323 projetos apresentados

36 mil votos populares

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