5 estratégias para começar seu negócio de moda autoral

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Empreender no Brasil ainda é uma realidade motivada pela necessidade, o que expõe a desaceleração do mercado de trabalho e o aumento do índice de desemprego. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (2021), 48,9% dos negócios que surgem no país são derivados deste cenário.

Em comparação aos anos de 2018 e 2019, o crescimento de negócios formalizados na indústria da moda foi de 16,5% no primeiro ano da pandemia (2020-2021). Entre as atividades levantadas na pesquisa realizada pelo Sebrae, destaca-se o comércio de roupas e acessórios com quase 400 mil microempreendedores apostando no formato. Com esse número, é possível notar como o setor tem sido uma porta de entrada para as pessoas que precisam (ou querem) empreender.

Falando em Moda Autoral, o nicho, que é marcado por conhecimentos manuais e por processos de produção transparentes, mostra ser uma alternativa para quem quer aliar essa geração de renda ao trabalho com propósito.

Quero ter uma marca e agora?

Nós reconhecemos que empreender não é um caminho fácil, mas também entendemos a importância da auto expressão que a moda proporciona quando feita sob o viés da originalidade. Se o seu sonho é empreender com moda autoral, listamos algumas estratégias que você precisa levar em consideração:

1. Invista em pesquisas:

Pesquisas são capazes de mostrar aspectos que nem sempre estão na boca do povo, te oferecendo direcionais assertivos para criar e gerir sua marca. Em um mercado tão competitivo, investir tempo em pesquisá-lo pode não apenas te dar boas ideias, como te livrar de algumas armadilhas da indústria. Esses são alguns nichos para você ficar de olho:

  • Comportamento dos consumidores;
  • Fornecedores e matérias-primas; ou
  • Mercado e novas tecnologias.

2. Diferencie seu produto/serviço:

Por meio das pesquisas, a definição de qual será o diferencial da sua marca tende a ficar mais fácil de ser elaborada. Ao entender qual é a dor do seu cliente que nenhuma outra marca conseguiu sanar, você consegue estabelecer qual a diferença do seu produto/serviço em relação ao mercado. A título de exemplo, esses são alguns caminhos possíveis de diferenciação que as marcas oferecem:

  • Acessibilidade em canais digitais e espaços físicos;
  • Tecnologia de matérias-primas e modelagens; ou
  • Compras em realidade aumentada, por exemplo.

3. Invista no branding da sua marca:

O branding, de maneira geral, é um conjunto de estratégias e práticas que materializam a essência de uma marca. O estudo e aplicação deste conceito no seu negócio é uma forma de fortalecê-lo diante do seu público-alvo, já que vai criar representações tangíveis e intangíveis sobre o seu propósito e modo de operar. 

Relaxa, você não precisa se desesperar e contratar uma consultoria especializada logo de cara. Comece aos poucos: reflita sobre a sua história e seu propósito, escute seus públicos – e não estamos falando só de consumidor final, hein? -, pense sobre como você quer que sua marca seja lembrada e quem você deseja inspirar. Nós te garantimos que essas reflexões ajudarão a planejar o seu sucesso! 🙂

4. Formalize o seu negócio:

Todo sucesso vem com algumas obrigações, então fica a dica: formalize o seu negócio. É bem comum que microempreendedores não formalizem ou registrem suas marcas, mesmo porque isso demanda investimento financeiro e a gente sabe que no começo isso nem sempre é prioridade (🤑). Mas formalizar e registrar o seu empreendimento é a melhor forma de protegê-lo legalmente, além de trazer credibilidade a sua marca. 

Outra coisa importante é que seu acesso a crédito pode ser facilitado por meio de um CNPJ ativo e um registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Você pode começar esta jornada com a abertura de um MEI (Microempreendedor Individual) e, de quebra, ter acesso a inúmeros outros benefícios como auxílio maternidade e aposentadoria.

O processo de abertura é bem simples e pode ser realizado online, mas tem algumas regras:

  • Seu faturamento precisa ser até R$ 81.000 por ano ou R$ 6.750 por mês;
  • Você não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular;
  • Você pode ter, no máximo, um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.

Como despesas mensais, você pode gastar entre R$ 66, 10 até R$ 71,10, dependendo da sua categoria. Saiba mais e formalize-se aqui.

5. Tenha um planejamento estratégico:

Muitas marcas de moda começam com uma “euempreendedora”: a Fernanda pesquisa o mercado, a Fê cria as estratégias digitais, a Fefa é a responsável pelas vendas e a Fefê fica com o pós-venda e a fidelização. Essa rotina, comum a muitas pessoas, pode ser bastante desgastante para quem também se identifica com a Fernanda, mas com um cronograma bem estabelecido, lidar com os imprevistos e as etapas da experiência do cliente pode ser mais tranquilo.

Nesse planejamento vale tudo! Criar rotina de publicações, estabelecer prazos, dar um check no fluxo de caixa e até marcar conversas ou visitas a fornecedores. E vale lembrar que seu planejamento não precisa ser anual ou ter 80 páginas de apresentação. Você pode fazer do seu jeitinho: escrevendo em um caderno ou até no bloco de notas online. O importante mesmo é se organizar.

Entre as muitas estratégias, o diferencial competitivo.

Falamos um pouco dele ali em cima, porém nunca é demais quando se trata de oferecer algo que o mercado ainda não tem ou, se tem, ainda não executa com efetividade.

O diferencial competitivo de uma marca entrega uma proposta de valor: algo além do item que o consumidor consegue comprar com alguns cliques em um site. Se pensar bem, é muito provável que você compre de um negócio por algum outro fator que não o seu produto, como pelo fato dele apoiar uma causa que você também apoia ou porque você se identifica com a história do criativo por trás daquela marca.

Ter consciência e comunicar o que difere o seu produto ou serviço dos demais no mercado é uma forma de se fazer lembrado. Essa clareza coloca a sua marca em posição de destaque, atraindo e fidelizando clientes que se identificam com o seu propósito e escalando seu produto para mais pessoas.

Sendo um dos mercados mais competitivos e rápidos do mundo, o setor tem demandado uma moda mais lenta e responsável. O nicho de Moda Autoral é a oportunidade perfeita para empreender com propósito e se destacar em relação a outras marcas que existem por aí, já que olha para toda a cadeia produtiva sob a perspectiva do fazer consciente e diferente.

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