Como o Voluntariado Corporativo pode impactar Negócios de Moda

Ação do Programa de Voluntariado do Instituto C&A realizada na Organização Sete, em Goiânia (GO).

Compartilhe este post

O Voluntariado Corporativo é um conjunto de ações organizadas de uma instituição que contribui para o desenvolvimento de comunidades e o fortalecimento de relações e trajetórias. Na moda, o propósito continua o mesmo, mas direcionado a iniciativas que dialogam com o setor de alguma maneira.

Muitos são os exemplos de ações atreladas ao tema, principalmente com a adequação das empresas à agenda ESG. Conheça nesta leitura 3 projetos possíveis de serem desenvolvidos em Programas de Voluntariado com foco em moda.

1. Apoio à organização de bazares.

Com certeza você conhece alguma Organização da Sociedade Civil (OSCs) que promove bazares, mas talvez o que você não saiba é que muita coisa rola por trás da organização de um. Não, aquelas roupas selecionadas não chegam prontas direto das doações que as OSCs costumam receber. 🫠

O Voluntariado Corporativo na Moda tem ação para todo o tipo de gosto e a organização de bazares é para aqueles que amam colocar a mão na massa e fazer uma curadoria bafo de lookinhos.

Nesta ação, as instituições apoiadas contam com a ajuda dos voluntários para produzir todo o processo de pré e pós-venda de um item. Os profissionais costumam realizar:

  • Triagem e avaliação das doações;
  • Tabela de precificação e estoque;
  • Separação e organização dos itens; e
  • Oficinas sobre divulgação em mídias digitais e relacionamento com clientes.

A promoção de bazares é, por vezes, a maior fonte de renda de uma organização social, que aplica o lucro obtido na manutenção das suas próprias atividades. Essa realidade imprime a razão pela qual é tão importante que iniciativas sociais tenham um bazar bem estruturado e que atraia e fidelize clientes.

Para além das muitas vantagens para quem compra, como o acesso a itens exclusivos em preços acessíveis, ainda existem os benefícios para as entidades que recebem esse apoio:

  • Aprendem novas práticas, técnicas e estratégias para aplicar no bazar; e
  • Geram renda para a própria organização e entre a comunidade.

2. Realização de Intercâmbio Cultural.

O Intercâmbio Cultural é uma imersão, de 4 a 5 dias normalmente, que estimula trocas de experiências entre comunidades brasileiras, marcas de moda e voluntários. Esta é a chance de ouro para quem quer conhecer outra cultura e se conectar com negócios de moda ao redor do Brasil

Para esta ação acontecer, é necessário realizar um mapeamento de projetos e regiões, a fim de conhecer e entender as principais demandas da comunidade e do negócio de moda que receberão os profissionais. É aqui que uma das principais características de um Intercâmbio Cultural entra em jogo: trabalho colaborativo não pode faltar.

As comunidades/marcas escolhidas recebem os voluntários divididos em diferentes frentes de atuação. Esses grupos de trabalho podem ser encarregados de promover:

  • Revitalização de espaços físicos;
  • Organização de eventos, como desfiles;
  • Rodas de conversa sobre Beleza e Autoestima;
  • Oficinas de Produto e Precificação, Comunicação Digital e Fotografia, etc.

Cada contexto é único e, por isso, cada marca apoiada por essa iniciativa colhe frutos diferentes uma das outras, mas todas experienciam o crescimento de seus negócios e desenvolvimento das comunidades às quais pertencem. 

Isso acontece porque a premissa do trabalho voluntário em um Intercâmbio Cultural é deixar um legado para a população. Na maioria das vezes, esse legado é material, mas também pode ser algo que fica só na memória (💜). Além disso, outros benefícios de uma ação como essa são:

  • Geração de renda por meio de novos negócios e/ou visibilidade da região;
  • Fortalecimento do senso de coletividade e da identidade local;
  • Conhecimento de outras culturas e saberes;
  • Estimulação ao protagonismo local.

Agora que você já sabe de tudo isso, qual é a sua próxima parada? ✈️

3. Realização de mentorias/palestras para negócios e estudantes de moda.

O que é simples para você, pode ser o que falta para aquele negócio ou estudante guinar para novos ares. Nesse sentido, mentorias se mostram ótimas oportunidades para a formação de novos empreendimentos e talentos na indústria. 

Nesse processo, profissionais de áreas como Estilo, Produção e RH trazem perspectivas atuais do mercado e orientam os mentorados de acordo com seus desafios e fortalezas. E não basta possuir conhecimentos técnicos (hard skills) para ser um bom mentor, mas também deter soft skills expressivas. Essa atividade exige bastante escuta ativa e disponibilidade, por exemplo. 

Lembra que o Voluntariado Corporativo na Moda é uma forma de fortalecer relações e trajetórias? 🤓

Os momentos de orientação podem acontecer online ou presencial, isso vai de acordo com a agenda das pessoas que fazem parte deste tipo de ação. Já os assuntos abordados variam conforme as necessidades e alguns interesses de cada mentorado. 

Vale lembrar que mentoria é uma etapa de desenvolvimento (de negócio ou de carreira) e, por sê-la, é esperado que você compartilhe seus conhecimentos e tenha noções básicas de gestão de pessoas. Essas dicas podem te auxiliar:

  • Se adaptar is the new cool: cada mentorado tem demandas específicas (😉);
  • Exercite a escuta ativa: existem histórias absolutamente diferentes da sua;
  • Crie um ambiente seguro e promova feedbacks; e o não menos importante:
  • Seu mentorado também tem algo a te ensinar: seja gentil! 

Se interessar genuinamente pelo processo de evolução de um negócio ou estudante, é o primeiro passo para se preparar para mentorar. E fica uma dica extra: do Financeiro à área de Qualidade, existem pessoas que precisam do seu expertise por aí!

Para não sobrar dúvidas de que a mentoria é muito importante para marcas embrionárias e estudantes que estão no início de carreira, listamos 3 benefícios desse processo:

  • Conhecimento de novas ferramentas e estratégias de negócios/carreira;
  • Estimulação a novas ideias e projetos; e
  • Construção de networking.

O Programa de Voluntariado do Instituto C&A:

Há quase 32 anos, o Programa de Voluntariado do pilar social da C&A Brasil conecta associados e associadas da varejista a comunidades brasileiras. Em 2019, esta frente assumiu o compromisso de se aproximar do negócio e tem atuado, desde então, com iniciativas de moda em todo o território nacional.

Só em 2022, o Programa mobilizou mais de 27% da força-tarefa de Lojas e Centros de Distribuição da C&A, além de 28% do Escritório Central. Com mais de 550 ações, o Programa direcionou seus esforços a apoiar comunidades e grupos que lutam para afirmar seus direitos sociais, políticos, econômicos, culturais e ecológicos.

explore mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);