Da fibra da bananeira, nasce a moda do Quilombo Ivaporunduva

Fotografia: JRG Comunicação | Grupo de voluntários no Quilombo Ivaporunduva, em São Paulo | 2023

Compartilhe este post

No último mês, o Instituto C&A promoveu seu 1º Intercâmbio Cultural de 2023 no Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, a 240 km da cidade de São Paulo. A imersão de 3 dias contou com a participação de um grupo de mais de 30 voluntários-destaques de Lojas e do Escritório Central da C&A Brasil, contemplando associados e associadas da região Norte, Nordeste e Sul.

Popularmente conhecida pelo ecoturismo, artesanato e sua vasta produção de bananas, a região fica localizada às margens do Rio Ribeira de Iguape e é composta por cerca de 110 famílias, cujas principais atividades econômicas provêm, justamente, do cultivo da banana. Lá, a comunidade olha para toda a cadeia produtiva e não desperdiça nada: o coração da banana vira caponata e a fibra extraída do tronco, que viraria resíduo vegetal, se transforma em artesanato.

Monitora mostra aos voluntários do Instituto C&A como se extrai o “filé” do tronco da bananeira
Monitora mostra aos voluntários do Instituto C&A como se extrai o “filé” do tronco da bananeira. Fotografia por JRG Comunicação, 2023. 

Em um intercâmbio cultural, além de conhecer a fundo a comunidade e suas atividades, o voluntário tem a oportunidade de contribuir em ações desenvolvidas para as necessidades locais e regionais daquele grupo ou região. Promover a troca em rede e proporcionar à comunidade e o voluntário novas experiências são os principais impulsionadores de iniciativas como esta, que contribuem, ainda, para processos de geração de renda.

“Essas trocas são muito positivas não apenas para a comunidade que nos acolhe, como para nossos colaboradores, que se colocam à disposição para conhecer uma outra cultura dentro deste país tão grande e rico em que vivemos. É por meio desses momentos que conseguimos colocar em prática nosso principal objetivo, que é gerar impacto social positivo por meio da moda”, conta Gustavo Narciso, Diretor Executivo do Instituto C&A. 

No Quilombo de Ivaporunduva, os voluntários puderam contribuir em quatro grupos de atuação, ficando à frente de oficinas sobre Beleza e Autoestima com as mulheres, Produto e Precificação com as artesãs e Empregabilidade e Comunicação com os jovens, além de revitalizarem os espaços da pousada e da escola local.

Se para o voluntário é uma experiência imersiva, para a comunidade que o recebe, por outro lado, é uma oportunidade de absorver conhecimento de especialistas para aplicar em suas rotinas sociais e de negócios. Neire Alves, conselheira da Associação Quilombo Ivaporunduva, fala sobre receber o grupo: “Desde o início, quando começamos a conversar com o Instituto C&A, estávamos na expectativa desse encontro porque é uma parceria boa que vem ao encontro das necessidades de nossa comunidade”, comentou.

Voluntários promovem mutirão em escola local para reforma
Voluntários promovem mutirão em escola local para reforma. Fotografia por JRG Comunicação, 2023.

O desenvolvimento das frentes de atuação foi co-criado com a comunidade, que participou ativamente das decisões e acompanhou de perto todas as atividades. Neste processo, especialmente quando trata-se de grupos historicamente marginalizados, é fundamental, anteriormente, haver uma etapa de escuta, para entender os principais desafios e anseios do grupo. A partir deste entendimento é possível traçar caminhos para desenvolver ações que atendam às necessidades locais, preparando os voluntários para estarem imersos em uma realidade que não as suas próprias.

“Para fazer esta imersão é necessário escutar. Foi assim que conduzimos a roda de conversa sobre Beleza e Autoestima e Empregabilidade. Estávamos abertos para conhecer as trajetórias das mulheres e jovens, a fim de entender suas demandas e respeitar suas realidades. Foi uma troca muito sensível, pessoal e íntima, que se desdobrou em uma conexão bonita e natural entre as pessoas presentes”, comenta Beatriz de Almeida, uma das responsáveis pelo Programa de Voluntariado do Instituto C&A.

Oficina de Beleza e Autoestima promove sessão de maquiagem com mulheres da comunidade
Oficina de Beleza e Autoestima promove sessão de maquiagem com mulheres da comunidade. Fotografia por JRG Comunicação, 2023.

Território e Voluntariado se conectam?

O Vale do Ribeira, além de possuir uma evidente riqueza cultural, é, ainda, uma importante área de preservação ambiental, com ampla diversidade de fauna e flora pertencentes à Mata Atlântica. A região abriga comunidades quilombolas e indígenas que há anos lutam por reconhecimento e espaços de pertencimento e expressão cultural.

O Intercâmbio do Instituto C&A é uma forma de ampliar a voz de grupos que lutam para afirmar seus direitos, contribuindo na desconstrução de imaginários e auxiliando na promoção de novas perspectivas. Nesta iniciativa, é possível aproveitar o potencial de disseminação de cada colaborador que passa pela experiência e que leva, dali, histórias contadas pelas pessoas que as vivem.

Desde que se conectou ao negócio no Brasil, o Instituto tem somado esforços para se aproximar de grupos que enfrentam desafios de acesso em diversas esferas, como o mercado de trabalho, por exemplo. Por isso, tratando-se de comunidades cujos territórios são importantes fatores de resistência e identidade, fica ainda mais evidente a importância de trazer visibilidade ao potencial criativo das pessoas pertencentes a essas regiões.

Pensar o planejamento de uma ação de Voluntariado Corporativo sob recorte de gênero, raça e/ou território é tão importante quanto incentivar e mobilizar os próprios colaboradores a doarem tempo em iniciativas coletivas, já que as instituições passam a endereçar desafios sociais urgentes.

O Instituto C&A, em suas frentes de Apoio Humanitário, Empreendedorismo, Empregabilidade e Voluntariado, tem atuado com grupos vulneráveis nos últimos anos, acionando e mobilizando sua rede parceira, a fim de ampliar o debate acerca da geração de renda, inclusão produtiva e novas oportunidades para essas populações.

explore mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);