Permaneça conectado

Fundo de Apoio a Costureiras de Petrópolis: como o Instituto C&A tem apoiado as mulheres do município

Fotografia: Gregori Bastos | Evento de lançamento do Fundo de Apoio a Costureiras de Petrópolis | 2022

Compartilhe este post

No início de 2022, a cidade de Petrópolis, importante polo têxtil da região serrana do Rio de Janeiro, foi acometida por fortes chuvas que resultaram em uma série de desabamentos e deslizamentos de terra, deixando mais de mil pessoas em abrigos temporários. De acordo com Sindicato da Indústria da Confecção (G1, 2022), a região conta com mais de 10 mil costureiras, sendo que muitas delas perderam sua principal fonte de renda com a destruição de suas casas e ferramentas de trabalho.

Com o olhar voltado às necessidades deste grupo, o Instituto C&A, pilar social da C&A no Brasil, por meio da frente de Apoio Humanitário, desenvolveu o ‘Fundo de Apoio a Costureiras de Petrópolis’ e realizou aportes financeiros somados em mais de R$ 65 mil, a fim de contribuir, pragmaticamente, para a retomada econômica e social das costureiras residentes do município.

“Essa tragédia me afetou diretamente: perdi minha casa, parentes, minhas máquinas… Meus funcionários ficaram sem trabalho. Com esse apoio do Instituto C&A, nós vamos recomeçar o que foi interrompido, com a produção de novas peças e a retomada do trabalho que já fazíamos. E (voltar a) sonhar grande, com novos mercados, novas áreas e novas cidades”, comenta, com brilho nos olhos, Rita de Cássia Oliveira, uma das costureiras apoiadas com o fundo.

Rita de Cássia Oliveira no lançamento do Fundo de Apoio a Costureias de Petrópolis.

Rita de Cássia Oliveira, costureira apoiada pelo fundo.

Disposto a entender as demandas específicas deste grupo diante de um cenário tão complexo, o Instituto partiu de um processo de mapeamento dos contextos das mulheres que exercem esse ofício e, no primeiro momento, identificou a oportunidade de atender 52 costureiras com a ação. Entre os apoios, as beneficiadas contam com suporte psicológico, novos maquinários, vale-alimentação e vale-tecido durante 3 meses.

Para anunciar o projeto e promover a conexão com e entre as contempladas, foi realizado, no dia 06/08, um evento de celebração no Centro Municipal de Cultura Raul de Leoni. Mais de 50 mulheres e suas famílias estiveram presentes, onde puderam participar de um workshop intitulado ‘Eu e Meu Negócio’, com temas atrelados ao ambiente de trabalho, e também de palestras sobre beleza, autoestima e autocuidado. 

Mulheres no evento de lançamento do Fundo de Apoio a Costureiras de Petrópolis.

Mulheres se abraçam em palestra sobre beleza e autoestima. 

O acompanhamento, etapa fundamental desta frente, será realizado pelo Instituto durante os três meses desta ação para garantir a aplicação dos investimentos, bem como a retomada dessas trabalhadoras às atividades econômicas.

Para saber mais sobre outras iniciativas do Instituto C&A e histórias como a de Rita de Cássia, fique por dentro das mídias sociais digitais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

explore mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);